De acordo com o que vem sendo publicado em revistas, fóruns e jornais, NÃO.
A Microsoft já está planejando o primeiro pacote de serviços e aguardando retorno dos usuários para saber o que incluir. O Vista provavelmente não vai estar totalmente pronto até que a versão do primeiro pacote de serviços saia, possivelmente no final deste ano. As empresas de hardware e software não estão totalmente prontas para a nova versão do sistema operacional. Muitas dessas companhias estão se empenhando para completar a atualização do sistema operacional. Mais que isso, nem todas as companhias de periféricos de áudio e vídeo estão prontas.
A maioria das câmeras e outros periféricos da Creative, por exemplo, também não tem drivers específicos para o Vista disponível. empresa publicou uma lista detalhando o estado dos drivers de cada um dos diversos produtos. A maior parte dos produtos Sound Blaster Internal já tem drivers Vista disponíveis. Dois deles só têm a versão beta 2. Três dos produtos antigos não estão nos planos para desenvolvimento.
No site da AMD, você pode encontrar informações sobre a compatibilidade com o Vista dos cartões gráficos da ATI. A maioria é suportada por um Catalyst Vista Software Driver, que está na versão ?beta? e está atormentado por uma longa lista publicada de ?temas conhecidos?. Isso também vem com o seguinte alerta: ?ATI não recomenda a instalação desses drivers em sistemas usados para operações de missões críticas ou onde a produtividade de qualquer tipo é uma preocupação?.
Com relação a segurança, Trend Micro, Panda, CA e Symantec anunciaram que vão incluir atualizações nas suítes em breve, antes que o Vista se popularize. A Microsoft afirma que a McAfee vai prestar suporte ao Vista, mas não disse quando. A própria McAfee, no entanto, até agora não anunciou o suporte ao Vista.
A estrutura de games no Vista e o suporte ao gráfico Directx 10 é ótimo para os jogadores. Mas isso é algo do qual você só vai tirar vantagem mais tarde. O potencial total do DirectX 10 exige três elementos ? um sistema operacional, hardware de suporte gráfico e suporte aos games. O sistema operacional está pronto, o hardware está parcialmente pronto e os games ainda não existem. Eventualmente, o Vista será a mais moderna plataforma de games em PCs, mas não é razão para uma migração de sistema.
É claro que o Vista adiciona novos benefícios e, no longo prazo, vai tornar a computação mais fácil, rápida e divertida. Mas isso realmente não soluciona nenhum problema existente. O Windows XP, após anos de correções e amplo suporte da indústria, se tornou sólido, bem compreendido e com alta funcionalidade. A Microsoft se comprometeu a pelo menos mais sete anos de o suporte ao XP e até mesmo planos de um pacote de serviços para o próximo ano. O Gartner diz que, até o final deste ano, o XP estará instalado em 77,1% dos PCs do mundo, enquanto o Vista em apenas 12,3%. Isso significa que a indústria vai se certificar que seus produtos vão continuar rodando bem no XP e que o sistema operacional lançado em 2001 ainda não está obsoleto.
Aguarde, novos produtos sairão, drivers sairão das versões "beta" para uma estável, jogos e atualização dos games serão lançados. Quem sabe, num futuro não muito distante, eu esteja com um pensamento inverso ao de hoje.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário